III MID 2012 – Viçosa (nova data)

http://www.midmostra.com/

O que é

Com intuito de estimular a produção artística independente, a MiD, realizado na cidade e Universidade Federal de Viçosa – MG, abre espaço àqueles que desejam expressar-se através das diversas linguagens artíticas, incluindo: música, teatro, performance, circo, dança, literatura, artes visuais, intervenções diversas. Criando espaço para o desenvolvimento dos artistas nas áreas de produção, direção, composição, entre outros. A MiD propõe a produção independente dos trabalhos de estudantes de arte, artistas profissionais, bem como apreciadores, pesquisadores e amantes intrépidos da arte. É um espaço de estudo, trocas de experiências e divulgação destes trabalhos. Sobretudo a MiD proporciona experiência na auto-gestão – iluminação, cenografia, sonoplastia, figurino, maquiagem, improvisações, produção, divulgação, criação.

Objetivos

Criar um espaço para fomentar a produção artística e cultural na cidade e Universidade Federal de Viçosa. Espaço este, que inclua discussões, pesquisa, exposição de trabalhos práticos, entre outros. Promovendo a formação do público em artes, para que, tanto aqueles que já mantêm contato com a arte, quanto daqueles que não têm oportunidade para tal, possam desfrutar deste espaço.

Justificativa

A importância de uma Mostra Independente dentro da Universidade Federal de Viçosa se faz presente desde o início da criação do curso de Dança. Sendo o único curso de artes dentro da Universidade, verificamos a necessidade da criação da MiD como uma oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, além da criação de um espaço efetivo para mostra das produções de arte locais, o intercâmbio de obras artísticas, a abrangência dos mais diferentes públicos, tudo isso cooperando para promover transformações efetivas no panorama cultural e artístico da cidade de Viçosa. Os trabalhos apresentados são elaborados pelos estudantes, artistas viçosenses e de outras localidades. A equipe de produção da Mostra e composta por alunos da graduação de Dança e demais interessados que se unem para promover através de um trabalho coletivo que coloca em prática todos os procedimentos necessários à uma produção em Arte.

O histórico da MiD

A construção de uma Mostra Independente surgiu a partir de uma insatisfação com os movimentos artísticos estudantis da Universidade Federal de Viçosa, a qual, possuindo um curso de Dança, havia espaço aos estudantes para apresentarem seus trabalhos orientados pelos docentes em festivais construídos pelos mesmos.

A orientação e os festivais são experiências muito interessantes para um estudante em formação profissional artística, porém, seu lugar é especialmente o do intérprete, o qual passa pela preparação de palco, passagem de luz, contato com o público, e toda parte técnica; atrás dos bastidores, patrocínios, equipe técnica, montagem de material de divulgação entre outros fatores importantes para a realização de um evento, ficam camuflados aos cuidados de professores.

Os trabalhos apresentados, também são todos orientados por professores, de modo que a produção independente de um trabalho, espetáculo, performance ou cenas e esquetes produzidas inteiramente por um estudante é vetada nesses festivais, talvez por cuidados “especializados” através dos olhares superiores de professores que não permitem “qualquer trabalho experimental” em suas realizações festivas no final do ano.

Desse modo, e por todos esses motivos, no ano de 2010, eu e uma colega do 3° período do curso de Dança, Lina Arruda, resolvemos investir na tentativa de construir um momento, em um espaço, no qual, os estudantes poderiam se arriscar, errar, discutir, apresentar, falar e expressar quaisquer idéias, trabalhos criados particularmente independentes e, com a ajuda de outros estudantes interessados do curso, aprenderíamos “na marra” os trâmites técnicos da produção de um evento, desvendaríamos o segredo da casinha de som e luz, trabalharíamos com marketing, apoios, patrocínios, etc.

No mês de junho de 2010 acontecia a primeira MID, a primeira Mostra Independente de Dança, com dois dias de evento, uma hora para cada dia e, trabalhos inscritos de estudantes do curso de Dança e também um dos trabalhos de um estudante do departamento de Ed. Física, o que nos deixou muito felizes na época, pois a idéia do nome MID, apesar de ser Dança, a intenção de haver quaisquer manifestações artísticas era grande, apenas partimos de um lugar que acreditávamos fazer sentido para os estudantes que estavam desestimulados com a produção independente.

Ao final de cada dia, os intérpretes poderiam fazer a discussão de seu trabalho e o público tinha a possibilidade de debater, discutir e tirar dúvidas com os próprios intérpretes sobre as obras, momento que consideramos importante, pois a relação intérprete/espectador ao tornar-se mais próxima pode sugerir muitas idéias e trocas de percepções, proporcionando um debate sobre a cultura contemporânea atual e a interação do artista com as visões iminentes e atuais da cultura erudita e popular, que atua não só em Viçosa, mas em grandes metrópoles, ou seja, é um diálogo que serve como instrumento fundamental de estudo, uma vez que se cria para expandir e compartilhar conhecimentos.

O acontecimento da primeira MID trouxe novos interessados não só em apresentar na mostra, mas também em participar da produção, de modo que em 2011 abrimos inscrições para pessoas que quisessem fazer parte de uma Comissão Organizadora da mostra, e então se criou a Comissão daquele ano, formada por sete integrantes, estudantes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, ou seja, não apenas estudantes do curso de Dança se interessaram pela proposta.

No ano de 2010 a Mostra aconteceu dentro da Universidade, no Teatro do DED com o apoio da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UFV, em 2011 a MID aconteceu na cidade de Viçosa, no centro cultural Casa Arthur Bernardes e, teve três dias de duração, com apresentações de Dança, Teatro, Música e performances. Na II MID tiveram apresentações de artistas não apenas do Curso de Graduação de Dança, mas também de outros cursos da Universidade Federal de Viçosa bem como dos grupos de cultura da região como o Congado de Airões – MG que participou de um cortejo cultural pela cidade de Viçosa, este que foi trazido para a participação do Fórum de Cultura, projeto desenvolvido dentro da Universidade com a intenção de criar uma Política Cultural para a Universidade Federal de Viçosa.

Esse diálogo entre a MID e o Fórum de Cultura estava intrinsecamente ligado, devido às intenções particulares de cada proposta, a não centralização da cultura e sim sua expansão, a conexão entre os agentes culturais da cidade/Universidade e a aprendizagem da auto-gestão, tanto na construção de um evento independente como a MID, quanto à consolidação de uma Política Cultural dentro de uma Instituição como a UFV.

Neste ano a MID vem novamente com a proposta de um evento independente, com uma nova Equipe de Produção e novas parcerias e apoios. Na III MID a proposta não é apenas de ocorrer uma mostra expositiva de artes, mas também proporcionar aos participantes o acesso às artes com oficinas artísticas gratuitas oferecidas a comunidade universitária e viçosense, bem como estimular a reflexão sobre arte e cultura com mesas de discussão nas quais serão abordados os temas “O corpo na contemporaneidade” e “Políticas Públicas para Cultura”.

Nesta III edição da MID que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2012 no centro cultural Casa Arthur Bernardes e na Sede do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa acontecerão também apresentações de grupos artísticos convidados já consolidados da Universidade Federal de Viçosa e da cidade de Viçosa.

 Por: Brenda Villatoro e Aline Vilela

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s