O Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade no domínio do ensino superior que tem por objectivos:
– reforçar a qualidade do ensino superior europeu;
– promover a União Europeia como um centro de excelência no domínio da aprendizagem em todo o mundo;
– favorecer a compreensão intercultural através da cooperação com países terceiros, bem como o desenvolvimento destes últimos no domínio do ensino superior.
O Erasmus Mundus fornece uma resposta aos desafios que a globalização coloca actualmente ao ensino superior europeu, em especial à necessidade de adaptar os sistemas de ensino às exigências da sociedade do conhecimento, reforçar a atractividade e a visibilidade do ensino superior europeu em todo o mundo e estimular o processo de convergência das estruturas de graus académicos na Europa. Estas questões ocupam um lugar central nos processos de reforma do ensino superior actualmente em curso nos Estados-Membros. Além disso, o programa constitui um importante veículo para a promoção do diálogo intercultural entre a União Europeia e o resto do mundo.
O programa mantém e alarga o âmbito das actividades lançadas durante a sua primeira fase (2004-2008) e incorpora a Janela de Cooperação Externa do Erasmus Mundus, que foi lançada em 2006 como complemento do programa original.
OBJECTIVOS DO PROGRAMA
As finalidades do programa são promover o ensino superior europeu, fomentar o reforço e a melhoria das perspectivas de carreira dos estudantes e favorecer a compreensão intercultural através da cooperação com países terceiros, em consonância com os objectivos de política externa da União, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países terceiros na área do ensino superior.
O programa tem por objectivos específicos:
– fomentar uma cooperação estruturada entre instituições de ensino superior e favorecer uma oferta de elevada qualidade em matéria de ensino superior, com um valor acrescentado marcadamente europeu, atractivo tanto na União como além-fronteiras, com vista à criação de pólos de excelência;
– contribuir para o enriquecimento mútuo das sociedades e, nesta óptica, desenvolver as qualificações de homens e mulheres para que disponham de competências adaptadas, nomeadamente ao mercado de trabalho, e possuam abertura de espírito e experiência internacional, promovendo, por um lado, a mobilidade dos melhores estudantes e académicos de países terceiros para que obtenham qualificações e/ou experiência na União Europeia e, por outro, a mobilidade para países terceiros dos melhores estudantes e académicos europeus;
– contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos e para a capacidade de cooperação internacional das instituições de ensino superior em países terceiros, através do aumento dos fluxos de mobilidade entre a União Europeia e esses países;
– melhorar a acessibilidade e reforçar o perfil e a visibilidade do ensino superior europeu no mundo, bem como a sua atractividade para os nacionais de países terceiros e para os cidadãos da União Europeia.
A Comissão assegurará que nenhum grupo de nacionais de países terceiros ou de cidadãos da UE seja excluído ou desfavorecido.
Todos os formulários e documentos necessários para os pedidos de financiamento estão disponíveis nas páginas Web do programa Erasmus Mundus (consultar)
Veja aqui os cursos na área de Humanidades e Artes.
O guia do Programa (em português) pode ser lido aqui e através do link na sessão Oportunidades deste blog.