Aparelhos de Superar Ausências – Phila7

COM O OBJETIVO DE APROFUNDAR SUAS PESQUISAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O TEATRO E AS NOVAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS, PHILA 7 REALIZA SÉRIE DE WORKSHOPS E SEMINÁRIOS “APARELHOS DE SUPERAR AUSÊNCIAS”

Com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e apoio institucional da Oficina Cultural Oswald de Andrade, o Phila 7 – pioneiro no Brasil nas relações entre o teatro e as novas tecnologias midiáticas – realiza entre os meses de março e maio uma série de seminários e workshops gratuitos, com o tema Aparelhos de Superar Ausências.

O objetivo das atividades é trabalhar as relações entre a cena teatral com as novas tecnologias e discutir sobre como incorporar no teatro as novas formas midiáticas que vêm transformando a condição humana.
A programação das atividades está dividida em dois momentos: nos meses de março e abril, os seminários e no final de abril e começo de maio os workshops. Para os seminários já estão confirmadas as presenças de nomes como Gisele Beiguelman, Fernando Iazzetta, Fernando Bonassi, Guilherme Wisnik, Laymert Garcia dos Santos, Lilian Amaral, Lucia Santaella, Tulio Tavares e Luiz Lopreto. A mediação ficará a cargo do Phila 7.

Ao todo serão realizados três seminários, com 10 vagas abertas ao público. O primeiro encontro ocorre entre os dias 04 e 07 de março, das 14h às 17h. Em cada seminário serão convidados quatro teóricos/pesquisadores que debaterão diferentes eixos conceituais, ligados à pesquisa. Cada seminário será formado por quatro encontros. “Trabalhamos na potência do encontro teatral intermediado pelas novas interfaces tecnológicas que compreendemos como expansões de percepção”, explica o grupo.

Já os dois workshops programados – um orientado por Lúcio Agra, nos dias 22 a 25 de abril, e o segundo por eduzal(Eduardo Fernandes), dias 06 a 09, de maio – vão propor experiências práticas que estimulem a equipe criadora durante o processo. Todos os workshops terão 10 vagas gratuitas oferecidas para profissionais e/ou estudantes da área cultural e artística.

A seguir programação com temas propostos e profissionais convidados:

SEMINÁRIOS

SEMINÁRIO 1 – “A NOÇÃO DO ESPAÇO NO CONTEMPORÂNEO”
DATA – 04 A 07 DE MARÇO DE 2013 – DAS 14H ÀS 17H.

Em 2011 surgiram inúmeras manifestações coletivas e ocupações urbanas, potencializadas pelas redes digitais, que têm apontado para outro entendimento sócio-político do ser humano.
As questões do corpo, cidade e palavra se manifestam fortemente através das redes, e também nos “deslocamentos de indignação” que reúnem, em pontos da cidade, corpos e vozes repletos de inquietude.
As tecnologias no séc. XXI já formaram no senso comum a noção de “outros espaços” (a presença à distância é percebida como uma forma concreta de estar junto).
Como incorporar dentro do espaço teatral estes “outros espaços”?
Pesquisadores participantes
04 de março:Giselle Beiguelman – Apenas neste dia o horário será das 13h30 às 16h30.
05 de março: Fernando Iazzetta
06 de março: Leonardo Foletto
07 de março: Laymert Garcia dos Santos

SEMINÁRIO 2 – “OS TERRITÓRIOS SIMULTÂNEOS DE ATUAÇÃO”
DATA: DE 18 A 21 DE MARÇO DE 2013 – DAS 14HS ÀS 17HS

“Quem fala e age? Sempre uma multiplicidade, mesmo que seja na pessoa que fala ou age. Não existe mais representação, só existe ação: ação de teoria, ação de prática em relações de revezamento ou em rede.”
Quais são as questões que se colocam para o performer, diante desta constatação?
Pesquisadores participantes
18 de março: Peter Pál Pelbart
19 de março: Luiz duVa
20 de março: Guilherme Wisnik
21 de março: Lilian Amaral

SEMINÁRIO 3 – TRAMATURGIAS POROSAS: UMA ESCRITURA CÊNICA ABERTA E MUTÁVEL.
DATA: DE 08 A 11 DE ABRIL DE 2013 – DAS 14HS AS 17HS

Buscamos uma dramaturgia porosa, permeável às intervenções geradas em múltiplos espaços, e que provoque na cena desequilíbrios criativos. Uma tramaturgia, conceito que incorpora a ideia de trama, rede, teia. Uma linguagem que flui de forma rizomática nas redes urbanas e digitais.
Quais são as possíveis escrituras cênicas que deem conta destas múltiplas linguagens e espaços?

Pesquisadores participantes
08 de abril: Lucia Santaella
09 de abril: Tulio Tavares
10 de abril: Fernando Bonassi
11 de abril: Luiz Lopreto

WORKSHOP 1 -“O CORPO PERFORMÁTICO” COM LÚCIO AGRA
DE 22, 23, 25 E 26 DE ABRIL, DAS 14H ÀS 17H

A oficina se desenvolverá em torno dos seguintes temas ou etapas: Levantamento de materiais e potências, Pontos de partida, Materiais para o corpo (Ritmo 0), Materiais visuais, Processos, (im) possíveis narrativas, materiais-alvos.
A insistência no termo “material” visa trazer uma prática das artes visuais para o terreno do teatro, com a pretensão de produzir um curto-circuito nas formas usuais de exercício cênico. Em paralelo, durante os quatro encontros se trabalharão, a cada um, com alguns textos a serem lidos para que a discussão se produza no interstício da teoria e prática. O objetivo final é a dissolução dessa dicotomia.

WORKSHOP 2 – “INTERVENÇÕES URBANAS” COM EDUZAL
DE 06 A 09 DE MAIO, DAS 14H ÀS 17H

O workshop de vídeo e intervenção urbana tem por objetivo apresentar as possibilidades técnicas e cênicas do vídeo,  além de instrumentalizar os participantes para a manipulação ao vivo em cena e as possibilidades de remover o vídeo para fora dos espaços internos e ocupações do espaço urbano.

SERVIÇO

Número de vagas: 10 vagas gratuitas por seminário/Workshop.
Horário: das 14hs às 17hs
Datas: de 04/03 a 07/03 de 2013
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade,
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro 
Telefone:  (11) 3222-2662 e 3221-4704
Seleção: por meio de currículos (por favor coloque seu email e telefone) e carta de intenção de no máximo uma lauda, enviados para HYPERLINK inscricao@phila7.com.br, sendo:

  • Seminário 1 até o dia 20 de fevereiro de 2013, às 23h59, mencionando no assunto qual seminário tem interesse em participar.
  • Seminário 2 até o dia 10/03 de 2013, às 23h59, mencionando no assunto qual seminário tem interesse em participar.
  • Seminário 3 até o dia 31 de março de 2013, às 23h59, mencionando no assunto qual seminário tem interesse em participar.
  • Workshops 1 e 2 – até o dia 14 de abril de 2013, às 23h59, mencionando no assunto qual workshop tem interesse em participar.

A lista dos selecionados será divulgada no site do PHILA7 (www.phila7.com.br) e www.oficinasculturais.org.br assim como envio de e-mail de confirmação para os selecionados
Mais informações

Publicidade

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.