Festival de Cenas Curtas – Galpão

O Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, lança, neste dia10 de junho, o edital para seleção de propostas de cenas de até 15 minutos para a 14ª edição do Festival de Cenas Curtas. As inscrições deverão ser feitas até o dia 26 de julho e as propostas selecionadas para compor a programação do festival serão divulgadas no dia 09 de agosto. A comissão julgadora será composta por membros da equipe do Galpão Cine Horto, do Grupo Galpão e artistas convidados.

Evento que se tornou referência de experimentação no cenário cultural de Belo Horizonte, o Festival de Cenas Curtas já foi espaço de criação para importantes grupos mineiros de renome nacional, como o Espanca!e o Luna Lunera, e há alguns anos mantém diálogo com outros festivais pelo Brasil, criados sob influência de seu formato, como: a Mostra Cena Breve (Curitiba/PR), Festival Dulcina de Cenas Curtas (Brasília/DF) e oFestival Breves Cenas (Manaus/AM). Este ano, o festival assume um caráter comemorativo, celebrando os 15 anos de atividades do centro cultural e apresentando novidades em sua programação.

Edital completo disponível aqui para download.
Ficha de inscrição disponível aqui para download.

O FESTIVAL DE CENAS CURTAS
Festival de Cenas Curtas teve sua primeira edição realizada no ano de 2000 e tem como objetivos estimular a criatividade, reunir artistas, revelar novos talentos e proporcionar ao público o acesso a uma ampla diversidade de linguagens teatrais. A seleção das cenas é feita por uma comissão julgadora, composta por integrantes da equipe do Galpão Cine Horto, do Grupo Galpão e especialistas convidados, que adota como critério principal o trabalho de pesquisa e investigação teatral presente nas propostas.

Dezesseis propostas de cenas curtas, com duração máxima de 15 minutos, são selecionadas e para cada uma é concedido um auxílio-montagem. O festival tem duração de cinco dias, durante os quais o público presente elege as melhores cenas de cada noite. Estas, somadas a uma quinta cena eleita por uma comissão de artistas, compõem aTemporada das Mais Votadas, curta temporada de reapresentações no Galpão Cine Horto. Atualmente, o Festival de Cenas Curtas é considerado um polo eficiente de estímulo criativo para artistas de Belo Horizonte e de outros Estados.

14ª EDIÇÃO :: A FESTA DOS ENCONTROS
Integrando a programação comemorativa dos 15 anos do Galpão Cine Horto, a 14ª edição do Festival de Cenas Curtas apresenta novidades em seu formato. Como forma de celebrar tantos encontros que transformaram a história do centro cultural, grupos de renome nacional e que possuem fortes laços com a casa foram convidados a montar uma cena curta para a abertura de cada noite de apresentação. Participarão como convidados os grupos Armazém Cia de Teatro (RJ), Cia Brasileira de Teatro (PR), Clowns de Shakespeare (RN) e Grupo Espanca! (MG), que já participaram de outros projetos desenvolvidos pelo centro cultural, como edições anteriores do Festival de Cenas Curtas, o Galpão Convida e o Sabadão. O convite a estes grupos para a criação de uma cena curta exclusiva para o festival integra a ideia de se celebrar, neste momento de comemorações do Galpão Cine Horto, tantos encontros tão importantes para a trajetória do centro cultural.

A 14ª edição do Festival de Cenas Curtas também contará com os já tradicionais debates d’O Dia Seguintepontos de encontro festa de encerramento, que ampliam e diversificam os espaços de trocas e convivências que o festival possibilita, promovendo uma verdadeira festa dos encontros! Sob coordenação do blog de crítica teatralHorizonte da Cena, mantido pelas jornalistas Luciana Romagnoli e Soraya Belusi, a seção No Calor da Cena se mantém e realiza a cobertura crítica das noites de apresentações.

O Galpão Cine Horto recebe inscrições de propostas de cenas curtas até o dia 26 de julho e divulga a relação das selecionadas no dia 09 de agosto. A 14ª edição do Festival de Cenas Curtas acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro de 2013, e as cenas mais votadas pelo público se reapresentarão no centro cultural entre os dias 03 e 06 de outubro.

SOBRE OS CONVIDADOS
Armazém Cia de Teatro
 :: Formado em 1987, em Londrina, em meio à efervescência cultural vivida pela cidade paranaense na década de 80. Com sede no Rio de Janeiro desde 1998, a companhia completa agora 25 anos de sua formação, sempre baseando seus espetáculos em pesquisas temáticas (com a criação de dramaturgia própria com ênfase nas relações do tempo narrativo) e formais (refletidas na utilização do espaço e na construção da cenografia). Dentre os espetáculos montados pela companhia estão Alice Através do Espelho (1999), Toda Nudez Será Castigada (2005), Antes da Coisa Toda Começar (2010) e A Marca da Água (2012).

Cia Brasileira de Teatro :: Criada em 1999, na cidade de Curitiba (PR), iniciou suas atividades reunindo um núcleo de profissionais dispostos a trabalhar na criação de espetáculos, processos, e a pensar o teatro a cada projeto realizado. Um espaço para a pesquisa, a criação e a produção. Algumas vertentes e linhas de atuação são identificadas na sua trajetória, como a criação de dramaturgia original, a releitura de clássicos e a encenação e tradução de dramaturgia contemporânea inédita. Dentre os espetáculos montados pelo grupo, estão Descartes com Lentes (2009/2010), Vida (2010/2012), Oxigênio (2010/2012) eEsta Criança (2012).

Clowns de Shakespeare :: Fundado no ano de 1993, na cidade de Natal (RN), o grupo vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa. A técnica do clown está bem presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a plateia, ou mesmo no lirismo que compõe o universo desses seres. Sem adotar uma atitude “museológica” sobre Shakespeare, mas também sem desrespeitar sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo. Dentre os espetáculos montados pela companhia estão Muito Barulho por Quase Nada (2003), Farsa da Boa Preguiça (2010) e Sua Incelença, Ricardo III (2012).

Grupo Espanca! :: Fundado em 2004, o grupo fez sua estreia com a apresentação da cena curta Por Elise, durante o 5º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. No ano seguinte, essa mesma cena se desdobrou em um espetáculo de longa duração, o primeiro do repertório do grupo. Dentre os trabalhos da companhia, estão Amores Surdos(2006), Congresso Internacional do Medo (2008), Marcha para Zenturo(2010) e O Líquido Tátil (2012).

SERVIÇO
EDITAL :: 14º FESTIVAL DE CENAS CURTAS

Edital para seleção de propostas de cenas de até 15 minutos
Edição comemorativa dos 15 anos do Galpão Cine Horto
Período de inscrição: 10 JUN a 26 JUL 2013
Divulgação das propostas selecionadas: 09 AGO 2013

Edital completo disponível aqui para download.
Ficha de inscrição disponível aqui para download.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES PELA INTERNET!

Endereço: Galpão Cine Horto | Festival de Cenas Curtas
Rua Pitangui, 3613 – Horto | CEP: 31030-065 | BH | MG | Brasil
Horário: de segunda a sexta, 9h às 12h e 14h às 20h
As inscrições também poderão ser feitas pelo correio, via Sedex, desde que postadas até 26 JUL 2013.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s