Simpósio de Arte-Educação

Imagem inline 1

 

X SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO

ESPAÇOS DE ARTE. ESPAÇOS DE SABER.

CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DA ARTE NA CONTEMPORANEIDADE

de 9 a 13 de setembro de 2013

na Univesidade Estadual do Centro-Oeste

Guarapuava, Paraná

 

Site do evento: http://eventos.unicentro.br/simposioarte2013

Curta a página do X Simpósio de Arte-educação no facebook e receba nossas atualizações: https://www.facebook.com/xsimposiodearte

Convidados confirmados: Celso Favaretto (USP), Carminda Mendes André (UNESP), Silvia Sell Duarte Pillotto (UNIVILLE) e Gisa Picosque (Diretora do Rizoma Cultural – projetos em arte, cultura e educação)

 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Departamento de Arte-Educação, do Instituto Rede Arte na Escola Pólo/Unicentro e dos Grupos de Pesquisas em Artes/Unicentro, promove, desde 2003, o Simpósio de Arte-Educação, chegando, em 2013, à sua décima edição.

O Simpósio de Arte-Educação é o principal espaço de intercâmbio, aperfeiçoamento e disseminação de pesquisas realizadas na área de Artes e nas áreas afins (como Pedagogia, História, Filosofia, Letras e Comunicação Social) da região centro-sul do estado do Paraná, fundamental para o diálogo entre artistas, produtores culturais, discentes, pesquisadores e docentes do ensino superior e da educação básica desta região.

A proposta da décima edição “Espaços de arte. Espaços de saber. Concepções sobre o ensino da arte na contemporaneidade” aponta para uma discussão que privilegia a convergência de linguagens em processos criativos e poéticas da arte contemporânea, na formação de um indivíduo preparado para atender as novas tendencias de ensino da arte.

A décima edição pretende fomentar reflexões sobre a construção do conhecimento de poéticas artísticas articuladas entre vivência, expressão e compreensão de saberes da diversidade de suas manifestações: visualidade, sonoridade, teatralidade e corporalidade, concomitante com conhecimentos pedagógicos.

Foram definidas duas linhas gerais de discussão sobre a arte na contemporaneidade, que se convergem ao longo de seus discursos: a multiplicidade de produções e poéticas artísticas x os desafios do ensino da arte.

Na linha sobre a multiplicidade de produções e poéticas artísticas na contemporaneidade será abordado o contexto das possibilidades artísticas atuais; os discursos sobre os processos criativos e as poéticas da arte na contemporaneidade, a partir de relatos de experiência de artistas/pesquisadores, e a vivencia dos participantes por meio de oficinas de práticas artísticas contemporâneas.

Na linha sobre os desafios do ensino da arte contemporânea será abordado o contexto das possibilidades de ensino da arte na contemporaneidade e os discursos sobre o ensino da arte, a partir de relatos de experiência de educadores/pesquisadores das mais variadas áreas, desde sobre as ações educativas no ensino não formal realizadas em museus e galerias, ONGs, fundações, etc. à ações educativas no ensino formal como nas séries iniciais, na educação especial e nas universidades.

A pro­gra­mação con­tará com professores/pesquisadores e artistas/pesquisadores de diferentes regiões do país que privilegiam na investigação de suas pesquisas o tema em questão, destaque para os professores Pós-Doutores Celso Favaretto (USP) com a palestra sobre “Arte e conhecimento”, Carminda Mendes André (UNESP) com a palestra e oficina sobre “Poéticas das artes contemporâneas: artes urbanas em seu aspecto cênico”, Silvia Sell Duarte Pillotto (UNIVILLE) com a palestra e oficina sobre “A arte no currículo do ensino básico: experiências estéticas e culturais” e Gisa Picosque, diretora do Rizoma Cultural – projetos em arte, cultura e educação.

 

 

Para mais informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato:

de segunda a sexta-feira das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas

telefone: (42) 3621- 1308

e-mail: xsimposiodearte@gmail.com

Publicidade

Um pensamento sobre “Simpósio de Arte-Educação

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.