Encontro de Contato-Improvisação de Ouro Preto

encontro contato OP

Terá início na próxima quarta-feira o Encontro de Contato-Improvisação de Ouro Preto (MG). O evento é organizado pelo núcleo de investigações em dança – Anticorpos, pelo MediaLab Caixa Preta e pelo grupo de pesquisa (CNPq) HÍBRIDA – poéticas híbridas da cena contemporânea, com o apoio fundamental da PROEX – Pró-reitoria de Extensão e do Departamento de Artes Cênicas da UFOP.

Na programação estão previstas oficinas (releases abaixo) com os artistas Ricardo Neves (SP) e Ana Alonso (SC), bem como a realização de jams e encontros individualizados. O evento terá como atividade final, na noite de sábado, uma performance multimídia organizada pelo MediaLab Caixa Preta que será realizada no centro da cidade integrando dança, música eletroacústica e projeções de vídeos.

As inscrições podem ser feitas preenchendo aqui o formulário online ou diretamente na secretaria do DEART/UFOP, com um investimento simbólico de R$ 30,00 por oficina. Maiores esclarecimentos pelo e-mail corposemdanca@gmail.com ou pelo telefone (31) 9207.3787 (Panmella).

Confira abaixo a programação completa:

DIA 16

19h às 22h – Jam de abertura – Sala 8 DEART (aberto ao público)

DIA 17

9h às 12h – Oficina de Ana Alonso – sala 8 DEART (para inscritos)

14h às 17h – Oficina de Ricardo Neves – sala 8 DEART (para inscritos)

19h – Exibição de vídeo temático – sala 8 DEART (aberto ao público)

20h às 22h – Jam – sala 8 DEART (aberto ao público)

DIA 18

9h às 12h – Oficina de Ana Alonso – sala 8 DEART (para inscritos)

14h às 17h – Oficina de Ricardo Neves – sala 8 DEART (para inscritos)

19h – one a one (atendimento individual) – sala 8 DEART (aberto ao público)

20h às 22h – Jam – sala 8 DEART (aberto ao público)

DIA 19

9h às 11h – Oficina de Ana Alonso – sala 35  E.M. (para inscritos)

14h às 16h – Oficina de Ricardo Neves – sala 35 E.M. (para inscritos)

16h – Performance multimídia na cidade em parceria com o MediaLab Caixa Preta (Igreja do Rosário)

Release das oficinas propostas:

1) Contato Improvisação e Composição Instantânea (Ana Alonso)
Gosto da dança que nasce da presença e é espontânea. Quando penso em “presença” e “espontâneo” me remete a um universo que relaciona percepção, sensação, relação, fruição e escolha. Universo a ser experimentado e apreendido a cada instante, tanto na dança como na vida! Inspirados num diálogo entre fruição e escolha, com o apoio da percepção aberta e a sensação expandida próprias do contato improvisação, vamos experimentar estruturas de composição instantânea. Vamos experimentar a pequena dança como ponto de partida, encontro, retomada e desenvolvimento da e na dança de contato! Buscando aprimorar a qualidade da relação no jogo por conta da especialização deste elemento fundante do C.I.

2) A escuta do movimento interno (Ricardo Neves)

A partir de exercícios de relaxamento, de respiração e a aplicação em alguns movimentos baseados nos princípios do Aikidô, da abordagem psicomotora da coordenação motora e da técnica contato improvisação, pretende-se despertar o corpo e suas possibilidades de movimento. A ideia é aproximar as pessoas da técnica de dança contemporânea e fomentar o interesse por esta área por meio da experimentação em seus próprios corpos. Composta pelo diálogo entre preparação, investigação, experimentação e composição do movimento como veículo de expressões individuais, atrelando a percepção do corpo à percepção das sensações a partir do contato improvisação.

Publicidade

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.