Convergência 2014 |Corpos-em-trânsito: articulando as Américas (e além)

2-5 de outubro de 2014 – New York City

140409 convergence 2014 graphic final v3 580x450

Chamada para participantes

Prazo: 31 de maio de 2014

Corpos-em-trânsito é um conceito que sugere movimento e corporeidade de forma ampla e imaginativa, invocando temas que vão desde a performance arte à imigração e o transporte dentro de espaços, tanto sociais quanto físicos. A noção de corpos-em-trânsito também evoca uma sucessão de movimentos que articulam tendências e padrões profundamente afetivos, entrelaçando o tecido dos relacionamentos nas sociedades contemporâneas locais e globais. Em meio às rotas multifacetadas das mobilidades corporais, encontram-se espacialidades e temporalidades alternativas—trânsito é um processo que implica ações e práticas e corpos que estão sempre em um contínuo devir.

A Convergência 2014 é um convite à mobilização corporal nas Américas (e além), rumo a uma melhor compreensão do nosso próprio lugar nas atuais transformações sócio-políticas. O nosso evento de estudantes de pós-graduação combina discursos acadêmicos, ações artivistas e processos e produtos artísticos em um projeto conjunto, “articulando” e explorando os diversos corpos em movimento na esfera global/globalizada. Como esses corpos afetam o espaço e o tempo e como eles são também afetados através de seus movimentos, trânsitos, transferências, traduções e transformações? Como é que a cidade permite e perturba interações, práticas e discursos tanto a nível local quanto global? Que locais específicos ativam encontros produtivos ou conflitivos entre indivíduos, grupos, culturas e histórias? Como se dá a performance das capacidades e das deficiências no espaço urbano? E de que modo o nosso trabalho como acadêmicos, artistas e ativistas funciona como uma das muitas peças que se unem na articulação de um corpo hemisférico de conhecimentos e de práticas políticas?

Exploraremos a cidade de Nova York como um espaço de encontro simbólico para corpos que circulam nas Américas e além, entendendo a cidade como um espaço em contestação, em que diferentes esperanças e desencantos entram em conflito. A cidade de Nova York é um lugar de contradições: é, ao mesmo tempo, o portão de entrada para o “sonho americano”, uma mistura cosmopolita idealizada e uma cidade que permite políticas repressivas (como o “stop-and-frisk”). A cidade é cenário de encontros e desencontros de corpos em trânsito, em tensão e em diálogo. Além disso, é um local de testemunho, onde ressoam diversas histórias de eventos como a quebra da bolsa de 1929, os ataques terroristas de 11 de setembro e o movimento Occupy Wall Street, que simultaneamente estimulam e resistem uns aos outros. A significância especial da cidade de Nova York, portanto, é ampliada por conta das diversas facetas de história e temporalidade que se cruzam nas suas ruas em grade.

Os organizadores da Convergência 2014 convidam acadêmicos, artistas e ativistas a participarem de um dos nossos grupos de trabalho — pequenos grupos que se encontrarão online nos meses que antecedem à Convergência com o intuito de explorar métodos que coletivamente produzam novas estratégias para a inovação de conhecimentos e práticas. As descrições dos grupos de trabalho encontram-se abaixo.

Requisitos

1) Um currículo curto e uma breve biografia (200 palavras)
2) Um resumo dos interesses de pesquisa e tópicos sobre os quais você gostaria de trabalhar (250-350 palavras)
3) Requisitos adicionais especificados na descrição do grupo de trabalho

Favor enviar todo o material necessário via e-mail para hemigsi@gmail.com EM UM ÚNICO DOCUMENTO PDF (favor não enviar documentos em Word ou múltiplos arquivos). Indique no assunto do email: “Proposta: [Nome do Grupo de Trabalho]”. No corpo do e-mail, inclua a sua afiliação institucional, o título de pós-graduácão que você está no processo de obter e sua fluência em inglês, espanhol e português. A fluência em diversos idiomas NÃO é um requisito para a sua participação.

Prazo: 31 de maio de 2014

Organizadores

Leticia Robles-Moreno (New York University)
Olga Rodríguez-Ulloa (Columbia University)
Kerry Whigham (New York University)

A Convergência 2014 do Hemi GSI só é possível graças ao generoso apoio do Instituto Hemisférico de Performance e Política (NYU); do Consórcio Canadense de Performance e Política nas Américas, patrocinado em grande parte pelo Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC); do Departamento de Estudos da Performance (NYU); da Escola de Pós-Graduação em Artes e Ciências (NYU); e do Departamento de Culturas Ibéricas e Latino-Americanas (Columbia).

Mais informações aqui

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s