Dança em foco 2014 – RJ

De 26 de maio a 8 de junho, o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, leva sua programação gratuita a diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. Aportando no Teatro Maison de France, no Teatro Cacilda Becker e, pela primeira vez, no MAR – Museu de Arte do Rio, a edição deste ano conta com a MIV – Mostra Internacional de Videodança, sessões de vídeos comentadas, debates, além de palestra e oficina com a convidada internacional Andrea Davidson.

Há 12 anos na vanguarda da discussão sobre corpo e imagem, o Festival abre nesta segunda-feira, 26, com uma sessão especial daMIV, apresentando vídeos franceses no Maison de France. Serão exibidos os clássicos Merce Cunningham, la danse en héritage, de Marie Hélène Rebois e Vers Mathilde, de Claire Denis. Integrando o CineMaison, dois vídeos de Pierre Colibeuf, Dédale e Pavillon Noir, serão apresentados e comentados pela crítica e pesquisadora Silvia Soter e por um dos diretores do Festival, Eduardo Bonito.

Ocupando pela primeira vez a Escola do Olhar do MAR, o dança em foco leva ao Museu, vídeos, oficina e masterclass. “Com esta série de ações, a videodança passará a frequentar este novo espaço de cultura na cidade”, destaca Regina Levy, uma das diretoras do festival. Com curadoria de Paulo Caldas e Leonel Brum, a Escola também recebe sessões contínuas da programação da MIV, resultada da seleção de aproximadamente 200 trabalhos recebidos durante a convocatória anual. Entre os escolhidos, videodanças oriundas de 25 países, incluindo vídeos de artistas da República Dominicana, do Irã e da Eslováquia.

O Cacilda Becker, atualmente ocupado pelo projeto Parabólica, também recebe dentro de sua programação sessões da Mostra Internacional. Neste espaço, o Festival promoverá dois bate-papos (Diálogos) entre artistas, pesquisadores  e produtores: Curta a videodança na TV, com Bibiana de Sá e Lis Kogan, e A videodança no ensino: a experiência dos cursos superiorescom Deise Calaça, Felipe Ribeiro, Marcus Moraes e Roberto Eizemberg, nos dias 4 e 6 de junho, respectivamente.

Confira toda  a programação do dança em foco 2014 aqui.

From idanca.net

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s