Homenageando a tropicalidade brasileira, em sua 9ª edição, o Verão Arte Contemporânea – VAC volta a ocupar Belo Horizonte com uma vasta programação cultural. Com o tema Flor e Cultura em sua abertura, que acontece nesta sexta-feira, 9, no Museu de Arte da Pampulha, o evento traz mais de 40 atrações para a capital mineira até o dia 12 de fevereiro.
Produzido pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM) em parceria com a produtora Mercado Moderno, o VAC pretende divulgar e promover a produção local de qualidade como um pólo de atração de turistas à cidade durante o verão. Os idealizadores do evento pretendem formar e expandir o público que consome cultura na capital e na região metropolitana de Belo Horizonte.
“A 9ª edição do VAC mantém a proposta de realizar um evento pautado na diversificação da manifestação artística, expressando a pluralidade de informações culturais próprias da contemporaneidade. Com este objetivo, o evento reúne artistas e grupos de diversas áreas, todos com o mesmo objetivo: levantar questões e propor respostas que sensibilizem o público e que venham enriquecer e ampliar a sua relação com a arte e com a própria vida”, comenta Ione de Medeiros, idealizadora e curadora do evento.
A agenda do evento conta com sete companhias de dança, além do Palco Hip Hop, com Danças Urbanas, e uma instalação idealizada pela bailarina e coreógrafa Adriana Banana. Propondo uma horizontalização das disciplinas ao criar uma hibridização das mesmas através do uso de vídeo-partituras, o VAC 2015 apresenta ainda a perfomance multimídia Inscrição-memória-rasura, trabalho colaborativo entre Dorothé Depeauw, Maya Dalinsky e o trio de música experimental Infinito Menos.
A programação completa do VAC 2015 você confere aqui.
From idanca.net