Poéticas políticas nas artes da cena

Disciplina

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENCENAÇÃO:  POÉTICAS POLÍTICAS NAS ARTES DA CENA

 

EMENTA

O estudo, problematização e experimentação de procedimentos e dispositivos de criação relacionados às poéticas da encenação contemporânea, inseridas em contextos e procedimentos teatrais e da dança e seus possíveis desdobramentos e articulações com outras linguagens.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Problematização das noções de biopolítica (Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben), micropolítica (Suely Rolnik e Felix Guattari) e necropolítica (Achille Mbembe), buscando compreender o protagonismo dessas diferentes dimensões da política nos processos de constituição das sociedades ocidentalizadas. A corporeidade como ​lócus de intersecção entre indivíduo e sociedade e, por isso, palco significativo de embates políticos, em âmbito subjetivo e objetivo, acerca das diferentes modalidades de normatização da vida. As artes do corpo como possibilidade sensível/estética de reelaboração do real – tanto para o artista como para o espectador – e , por isso, possível espaço de resistência micropolítica. Estudo de algumas poéticas políticas que atravessam experiências modernas e contemporâneas no âmbito do teatro, da dança e da performance, e que podem emprestar dimensões materiais às reflexões conceituais apresentadas.

OBJETIVOS

1) Problematizar relações entre arte e política partindo principalmente das noções de biopolítica, micropolítica e necropolítica;
2) Evidenciar a centralidade do corpo e da corporeidade nos processos de normatização da vida em sociedade, ressaltando assim a sua dimensão política;

3) Problematizar as artes do corpo como lócus de experiência sensível de reelaboração do real e, portanto, como possíveis práticas de embate e resistência política.

METODOLOGIA

1) Encontros expositivos e dialógicos sobre os diferentes pontos do conteúdo programático; 2) Apresentação e discussão de seminários temáticos;
3) Contribuição de professores convidados.

 

AVALIAÇÃO

Além da apresentação dos seminários propostos, será pedida a redação de um trabalho final em forma de artigo ou a apresentação de uma intervenção cênica – juntamente com um memorial reflexivo sobre o seu processo de construção – subsidiada pelas discussões propostas na disciplina.

BIBLIOGRAFIA DO CURSO
AGAMBEN​, Giorgio.​ O aberto​:​ o​ homem e o animal. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2013.

AGAMBEN​, Giorgio. ​Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
ARENDT​, Hannah.​ ​A condição humana.​ Rio de Janeiro: Editora Forense, 2001.
CABALLERO​, Ileana Diéguez​. Cenários Liminares – teatralidades, performances e política. Tradução de Luis Alberto Alonso e Angela Reis. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CASINI ROPA​, Eugenia. A dança e o agit-prop:​ os teatros não teatrais na cultura alemã do início do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.
CSORDAS​,ThomasJ.​Corpo/Significado/Cura.​ PortoAlegre:EditoradaUFRGS,2008.
FABIÃO​, Eleonora. ​Performance e Teatro​: poéticas e políticas da cena contemporânea. In: Revista Sala Preta, v.8, n.1. São Paulo, PPGAC da ECA-USP, 2008, pp. 237-238.

FÉRAL​, Josette. ​Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. ​In: SALA PRETA, revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo: ECA/USP, 2008, n. 8, pp. 197-210.
FERNANDES​, Sílvia.​Teatralidades Contemporâneas​. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010. FOUCAULT, ​Michel. ​Microfísica do Poder​. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

FOUCAULT, ​Michel. ​Ditos e escritos.​ Ética, estratégia, poder-saber. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. v. 4. GUATTARI​, Felix; ​ROLNIK​, Suely. ​Micropolítica:​ cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986. HASTRUP​, Kirsten​. Il corpo motivato​. In: Teatro e Storia, n° 17, Bologna, 1995.

HASTRUP​, Kirsten. ​O conhecimento incorporado​. Trad. ICLE, Gilberto. In: Revista Repertório, Teatro & Dança, Ano 13, N.14, p.65-73, 2010.
MASSUMI​, Brian.​ O que os animais nos ensinam sobre política. ​São Paulo: n-1 edições, 2017. MBEMBE​, Achille. ​Crítica da Razão Negra.​ ​São Paulo: n-1 edições, 2018.

MBEMBE​, Achille. ​Necropolítica.​ ​São Paulo: n-1 edições, 2018.
MORAES​, Eliane Robert. ​O corpo impossível. A decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2010.
PELBART​, Peter. ​A vertigem por um fio​: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2000.
ROLNIK​, Suely. ​Esferas da insurreição.​ Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
UNO​, Kuniichi. ​Tatsumi Hijikata​ – pensar um corpo esgotado. São Paulo: n-1 edições, 2018.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AGAMBEN​, Giorgio. ​O que resta de Auschwitz​. O arquivo e o testemunho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
AGAMBEN​, Giorgio. ​O que é contemporâneo​? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BENJAMIN​, Walter. ​Magia e técnica​. Arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 7a ed., trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRECHT​, Bertolt.​Teatro Dialético​. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.
CANCLINI​, Nestor García. ​Culturas Híbridas.​ São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1998. CARLSON​, Marvin. ​Performance​: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CLIFFORD​, James; ​MARCUS​, George (org.) ​Writing Culture:​ The poetics and politics of ethnography. Berkeley: University of California Press, 1997.
COHEN​, Renato. ​Performance como Linguagem​. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
COMITÊ INVISÍVEL.​ ​Aos nossos amigos​ – Crise e insurreição. ​São Paulo: n-1 edições, 2016. CSORDAS​, Thomas J. ​Embodiment as a paradigm for anthropology.​ In: Ethnos, no 18, 1990. FOUCAULT, ​Michel. ​O corpo utópico, as heterotopias. ​São Paulo: n-1 edições, 2013.

GARCIA​, Silvana. ​Teatro da militância:​ a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GIACOIA JR​, Osvaldo. Agamben​. Por uma ética da vergonha e do resto. São Paulo: n-1 edições, 2018.

GUINSBURG​, Jacó; ​FERNANDES​, Sílvia (2010). ​O Pós-Dramático, um conceito operativo? ​São Paulo: Editora Perspectiva, pp. 11-30.
LAZZARATO​, Maurizio. ​Signos, máquinas, subjetividades​. São Paulo: n-1 edições; Edições SESC, 2014.

LEHMANN​, Hans-Thies. ​Teatro pós-dramático.​ São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN​, Hans-Thies. ​Escritura política no texto teatral​. São Paulo: Perspectiva, 2009. MEDEIROS​, Maria Beatriz de. ​Corpos Informáticos​ – corpo, política e cidade. Brasília: UNB, 2011. NEGRI, Antonio; HARDT​, Michael. ​Declaração. ​Isto não é um manifesto​. São Paulo: n-1 edições, 2014.
NEGRI,​ Antonio. ​Quando e como eu li Foucault. ​São Paulo: n-1 edições, 2016.
PAVIS​, Patrice. ​A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
PICON-VALLIN​, Béatrice. ​A cena em ensaios.​ São Paulo: Perspectiva, 2008.
SARRAZAC​, Jean-Pierre. ​A invenção da teatralidade​. Apresentação e tradução, Alexandra Moreira da Silva. Porto: Deriva Editores, 2009.
TIQQUN​. ​Contribuição para a guerra em curso.​ ​São Paulo: n-1 edições, 2019.

Publicidade