Disciplina
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENCENAÇÃO: POÉTICAS POLÍTICAS NAS ARTES DA CENA
EMENTA
O estudo, problematização e experimentação de procedimentos e dispositivos de criação relacionados às poéticas da encenação contemporânea, inseridas em contextos e procedimentos teatrais e da dança e seus possíveis desdobramentos e articulações com outras linguagens.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Problematização das noções de biopolítica (Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben), micropolítica (Suely Rolnik e Felix Guattari) e necropolítica (Achille Mbembe), buscando compreender o protagonismo dessas diferentes dimensões da política nos processos de constituição das sociedades ocidentalizadas. A corporeidade como lócus de intersecção entre indivíduo e sociedade e, por isso, palco significativo de embates políticos, em âmbito subjetivo e objetivo, acerca das diferentes modalidades de normatização da vida. As artes do corpo como possibilidade sensível/estética de reelaboração do real – tanto para o artista como para o espectador – e , por isso, possível espaço de resistência micropolítica. Estudo de algumas poéticas políticas que atravessam experiências modernas e contemporâneas no âmbito do teatro, da dança e da performance, e que podem emprestar dimensões materiais às reflexões conceituais apresentadas.
OBJETIVOS
1) Problematizar relações entre arte e política partindo principalmente das noções de biopolítica, micropolítica e necropolítica;
2) Evidenciar a centralidade do corpo e da corporeidade nos processos de normatização da vida em sociedade, ressaltando assim a sua dimensão política;
3) Problematizar as artes do corpo como lócus de experiência sensível de reelaboração do real e, portanto, como possíveis práticas de embate e resistência política.
METODOLOGIA
1) Encontros expositivos e dialógicos sobre os diferentes pontos do conteúdo programático; 2) Apresentação e discussão de seminários temáticos;
3) Contribuição de professores convidados.
AVALIAÇÃO
Além da apresentação dos seminários propostos, será pedida a redação de um trabalho final em forma de artigo ou a apresentação de uma intervenção cênica – juntamente com um memorial reflexivo sobre o seu processo de construção – subsidiada pelas discussões propostas na disciplina.
BIBLIOGRAFIA DO CURSO
AGAMBEN, Giorgio. O aberto: o homem e o animal. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2013.
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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