Dança Butô

Ementa

Matrizes históricas, filosóficas e poéticas que deram origem à dança Butô. Biografia de seus fundadores. Práticas de criação e composição coreográfica.

Conteúdo Programático

História da dança Butô. Influências ocidentais e orientais em sua poética. Vida e obra de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Diferentes metodologias de construção do corpo cênico na dança Butô.

Objetivos

– Apresentar os fundamentos poéticos, históricos e filosóficos da dança Butô;
– Apresentar a biografia dos fundadores da dança Butô;
– Apresentar os dançarinos e dançarinas mais representativos da contemporaneidade;
– Possibilitar a experiência de processos criativos e compositivos inspirados nas matrizes da dança Butô;

Metodologia

O trabalho teórico consistirá na discussão de textos relativos à dança Butô e suas matrizes poéticas e filosóficas, bem como na exposição oral de seu percurso de constituição histórica, entremeada pela exibição de vídeos e filmes relativos aos grupos e solistas que protagoniza(ra)m a referida dança.

O trabalho prático será desenvolvido através de oficinas de imersão inspiradas no trabalho de importantes dançarinos da dança Butô.

Avaliação

– Participação nas discussões;
– Seminário temático;
– Cena final.

Bibliografia sugerida

BAIOCCHI, Maura. Butoh: dança veredas d’alma. Palas Athenas: São Paulo, 1995.

BARBER, Stephen. Hijikata: revolt of the body. Creation Books: London, 2006.

BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada. Editora Perspectiva: São Paulo, 1972.

CENTONZE, Katja. Resistance to the Society of the Spectacle: the “nikutai” in Murobushi Kō. In “Danza e Ricerca. Laboratorio di studi, scritture, visioni”, numero 0, p. 163-186, Università di Bologna, 2009. Disponível em http://danzaericerca.unibo.it/article/view/1624

GENET, Jean. Nossa Senhora das Flores. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1983.

GREINER, Christine. Butô – pensamento em evolução. Escrituras: São Paulo, 1998.

GREINER, Christine. O colapso do corpo a partir do ankoku butô de Hijikata Tatsumi. Disponível em http://www.japonartesescenicas.org/estudiosjaponeses/articulos/ankokubutoh.pdf

HOFFMAN, E.T.A. O homem de areia. Disponível em http://riesemberg.blogspot.com/2009/11/o-homem-da-areia-eta-hoffman.html.

LUISI, Emidio e BOGÉA, Ines. Kazuo Ohno. Cosac & Naify: São Paulo, 2002.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. Iluminuras: São Paulo, 2010.

OHNO, Kazuo e OHNO, Yoshito. Kazuo Ohno’s World: from without and within. Wesleyan University Press: Connecticut, 2004.

PERETTA, Éden. O soldado Nu origens da Dança Butô. Perspectiva: São Paulo, 2014 (no prelo).

THE DRAMA REVIEW (TDR), Hijikata Tatsumi: The Words of Butoh, 1, vol. 44, (T165), Kurihara, Nanako (org.), Spring, 2000.

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. N-1 Edições: São Paulo, 2012.

VIALA, Jean e MASSON-SEKINE, Nourit, Butō. Shades of Darkness, Shufunotomo: Tokyo, 1988.

WAGURI, Yukio (org.), Butō-Kaden, CD-rom, Justsystem: Tokyo, 1998.

Bibliografia complementar

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Martins Fontes: São Paulo, 2006.

“BIBLIOTECA TEATRALE” (BT). Ritorno a Hijikata: il Butō e la danza moderna nel XX secolo. 79-80, Salerno, Giorgio (org.), 2006 (Rivista trimestrale di studi e ricerche sullo spettacolo).

CENTONZE, Katja. Ankoku butō: una politica di danza del cambiamento. Atti Aistugia, Atti del XXVII Convegno di Studi sul Giappone (Arcavacata di Rende, 18-20, Settembre 2003), Cartotecnica Veneziana Editrice: Venezia, 2003, pp. 61-76.

CENTONZE, Katja. La ribellione del corpo di carne nel Butō. Atti del XXV, Convegno di Studi sul Giappone (Venezia, 4-6, Ottobre 2001), Cartotecnica, Veneziana Editrice: Venezia, 2001, pp. 151-159.

CENTONZE, Katja. Aspects of Subjective, Ethnic and Universal Memory in Ankoku Butō,.“Asiatica Venetiana”, 8/9, Venezia, 2003/2004, pp. 21-36.

D’ORAZI, Maria P. Kazuo Ōno, L’Epos: Palermo, 2001.

D’ORAZI, Maria P. Il Corpo Eretico. CasadeiLibri Editore: Padova, 2008.

FRALEIGH, Sondra. Dancing identity: metaphysics in motion. University of Pittsburgh Press: Pittsburgh, 2004.

FRALEIGH, Sondra e Nakamura, Tamah. Hijikata Tatsumi and Ohno Kazuo. Routledge: New York, 2006.

KLEIN, Susan Blakely. Ankoku butō. The premodern and postmodern influences on the dance of utter darkness. East Asia Program, Cornell University, Ithaca: N.Y., 1988.

MIZOHATA, Toshio. Kazuo Ōno e Tatsumi Hijikata in the 1960s. BankART 1929: Yokohama 2005.

MORISHITA, Takashi. Rebellion of the body: trying to decipher the keywords and signs. In Hijikata Tatsumi’s Rebellion of the body: Imagery and documents of Butoh 1968, Research Center for the Arts and Arts Administration, Keio University: Tōkyō, 2009.

ZEAMI, Motokiyo. Il segreto del Teatro Nô. Adelphi: Milano, 1987.

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