Ementa
O corpo na dança. Dança moderna e contemporânea. Composição coreográfica. Exercícios e improvisação.
Conteúdo Programático
Introdução a dança. História da dança. Prática de exercícios de dança moderna e contemporânea. Exercícios de criação e composição coreográfica. Exercícios rítmicos.
Objetivos
– Trabalhar os elementos técnicos, poéticos e históricos da dança moderna e contemporânea;
– Desenvolver as potencialidades expressivas do corpo cênico a partir dos princípios da dança;
– Possibilitar a experiência de processos criativos e compositivos no campo da dança.
Metodologia
O trabalho teórico consistirá em aulas expositivas sobre o argumento, utilizando recursos de vídeo. O trabalho prático será desenvolvido a partir da exploração de quatro eixos fundamentais:
1. Corpo: práticas de alongamento e consciência corporal;
2. Técnica: princípios rítmicos e expressivos do movimento;
3. Poesia: experimentação de diferentes matrizes poéticas para a composição cênica;
4. Improvisação: Criação de pequenas cenas a partir dos elementos explorados.
Avaliação
Assiduidade e participação (3); Qualidade das proposições em aula (2); Composição coreográfica (5).
* Terão direito ao exame especial somente os estudantes que obtiverem uma nota maior do que 4,0 na avaliação.
Textos
Dança: do movimento puro à dramaturgia corporal de Pina Bausch
Bibliografia sugerida
BOUCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ROPA, Eugenia Casini. Entrelaços de ramos e raízes: a dança europeia no terreno composto da intercultura. In ANDRADE, Milton; BELTRAME, Valmor (org). Poéticas teatrais: territórios de passagem. Florianópolis: Design Editora/FAPESC, 2008.
ROPA, Eugenia Casini. O solo de dança no século XX: entre proposta ideológica e estratégia de sobrevivência. In Revista Urdimento, nº 12, Florianópolis: UDESC/CEART, março, 2009.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo:: 2ª Ed. Annablume, 2006.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wüppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo, Annablume: 2007.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. GIL, José, Movimento total : o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1971.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Icone, 1990 MENDES, Miriam Garcia. A dança. São Paulo: Ática, 1985.
SÁNCHEZ, Lícia Maria Morais. A dramaturgia da memória no teatro-dança. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SOUZA, José Fernando Rodrigues de. As origens da modern dance: uma análise sociológica. São Paulo: Annablume, 2009.
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.
Vídeos
Registros das cenas finais de cada semestre.
02.2012