Expressão Corporal III

Ementa

O corpo na dança. Dança moderna e contemporânea. Composição coreográfica. Exercícios e improvisação.

Conteúdo Programático 

Introdução a dança. História da dança. Prática de exercícios de dança moderna e contemporânea. Exercícios de criação e composição coreográfica. Exercícios rítmicos.

Objetivos 

– Trabalhar os elementos técnicos, poéticos e históricos da dança moderna e contemporânea;

– Desenvolver as potencialidades expressivas do corpo cênico a partir dos princípios da dança;

– Possibilitar a experiência de processos criativos e compositivos no campo da dança.

Metodologia

O trabalho teórico consistirá em aulas expositivas sobre o argumento, utilizando recursos de vídeo. O trabalho prático será desenvolvido a partir da exploração de quatro eixos fundamentais:

1. Corpo: práticas de alongamento e consciência corporal;

2. Técnica: princípios rítmicos e expressivos do movimento;

3. Poesia: experimentação de diferentes matrizes poéticas para a composição cênica;

4. Improvisação: Criação de pequenas cenas a partir dos elementos explorados.

Avaliação

Assiduidade e participação (3);  Qualidade das proposições em aula (2); Composição coreográfica (5).

* Terão direito ao exame especial somente os estudantes que obtiverem uma nota maior do que 4,0 na avaliação.

Textos

Dança: do movimento puro à dramaturgia corporal de Pina Bausch

Bibliografia sugerida

BOUCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ROPA, Eugenia Casini. Entrelaços de ramos e raízes: a dança europeia no terreno composto da intercultura. In ANDRADE, Milton; BELTRAME, Valmor (org). Poéticas teatrais: territórios de passagem. Florianópolis: Design Editora/FAPESC, 2008.

ROPA, Eugenia Casini. O solo de dança no século XX: entre proposta ideológica e estratégia de sobrevivência. In Revista Urdimento, nº 12, Florianópolis: UDESC/CEART, março, 2009.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo:: 2ª Ed. Annablume, 2006.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wüppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo, Annablume: 2007.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. GIL, José, Movimento total : o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1971.

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Icone, 1990 MENDES, Miriam Garcia. A dança. São Paulo: Ática, 1985.

SÁNCHEZ, Lícia Maria Morais. A dramaturgia da memória no teatro-dança. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SOUZA, José Fernando Rodrigues de. As origens da modern dance: uma análise sociológica. São Paulo: Annablume, 2009.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Vídeos

Registros das cenas finais de cada semestre.

02.2012

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s