Ementa
Criação de adereços cênicos: a máscara teatral. Esta sendo utilizada como recurso da representação teatral. Aspectos práticos da construção da máscara em papel (CARTAPESTA) no processo italiano de Sartori.
Conteúdo programático
O processo de criação e confecção da máscara teatral com diferentes técnicas de modelagem. As diferentes máscaras: neutra e expressiva, meia máscara e nariz. Jogos teatrais com o uso da máscara: ritmo, personagem e triangulação.
Objetivos
– Confecção de diferentes tipos de máscara;
– Trabalhar os elementos técnicos, poéticos e históricos do uso da máscara;
– Desenvolver as potencialidades expressivas do corpo cênico a partir do uso da máscara;
Metodologia
Os encontros serão fundamentados na discussão de alguns textos temáticos e na confecção de máscaras (neutra, meia e nariz) com diferentes técnicas (papietagem, cartapesta e látex). Na parte final, serão desenvolvidos jogos teatrais baseados no uso da máscara. Será realizado um fim de semana de imersão e pesquisa em um contexto externo à UFOP em data a ser definida juntamente com o grupo.
Avaliação
Assiduidade e participação; Qualidade artística das máscaras e das proposições durante as aulas; Cena final.
Bibliografia sugerida
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos.3a ed. São Paulo. Edusp, 1996. 313p.
BELTRAME, Valmor Nini; ANDRADE, Milton de (org). Teatro de Máscaras. Florianópolis. Udesc, 2010.
LECOQ, Jacques. O corpo poético. Uma pedagogia da criação teatral. SENAC/SESC. São Paulo, 2010.
FAVA, Antonio. La maschera comica nella Commedia Dell’arte. Andromeda Editrice. Coledore. Itália, 1999.
PAVIA, Margherita.Mascaras teatrales: materiales y tecnicas de construccion. Volume 29 de Colección Escenología. Fideicomiso Para la Cultura Mexico/USA, 1994.
SARTORI, Donato. Le maschere nell’antichità. Storia, modi e Metodi della maschera dell’arte. Villa Pacchiani, Pontedera, 2003.