Ementa
Sensibilização e consciência corporal. Relação do corpo no espaço e no tempo. Princípios teóricos.
Conteúdo Programático
Noções básicas de anatomia aplicada ao movimento. Exercícios de consciência e percepção corporal. Desenvolvimento da relação do corpo no espaço/tempo. Jogos corporais. Alongamento I. Introdução aos princípios teóricos das técnicas corporais. Massagem e relaxamento.
Objetivos
– Desenvolver a sensibilização e consciência corporal por meio de massagens e alongamentos;
– Desenvolver as potencialidades expressivas do corpo cênico;
– Vivenciar diferentes processos criativos para a composição da cena a partir do corpo;
Metodologia
O trabalho teórico consistirá na apresentação de textos sobre os argumentos trabalhados. O trabalho prático será desenvolvido a partir de diferentes técnicas de relaxamento, massagem e conscientização corporal.
Avaliação
– Assiduidade e participação (4 pontos);
– Seminários (5 pontos);
– Auto-avaliação (1 ponto).
Bibliografia sugerida
AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. SP: Perspectiva, 2002.
BERTHERAT, Thérèse. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. Trad.: Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento. (Vol. 1 e 2) Trad.: Sophie Guernet. São Paulo: Editora Manole, 1991.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Respiração: Anatomia – ato respiratório. Barueri: Manole, 2005.
SKY, Michael. Respirando Gente, 1990.
Bibliografia complementar
DYCHTWALT, Ken. Corpomente. Trad.: Maria Silva Mourão Neto. São Paulo: Summus, 1984.
LELUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. Org.: Lise Mary Alves de Lima. Petrópolis: Vozes, 1998.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.