Yubiwa Hotel

Neste sábado e domingo (17 e 18/03), na FUNARTE de Belo Horizonte, às 21h, teremos o espetáculo do Massive Water do Yubiwa Hotel, grupo japonês contemporâneo de dança-performance.

MASSIVE WATER GRUPO YUBIWA HOTEL

YUBIWA HOTEL é um coletivo aberto, que trabalha com performance em suas mais variadas formas, criado e liderado por Shirotama Hitsujiya, que é autora, diretora e algumas vezes atriz destas performances. Yubiwa Hotel surgiu em 1994, com a ideia de colocar em xeque o teatro comercial e a indústria cultural japonesa, propondo o desmonte e a mixagem da cultura tradicional e da cultura pop japonesa. Yubiwa Hotel tem se apresentado dentro e fora do Japão desde 2003, realiza tournées tendo se apresentado em Tokyo, Osaka, Kyoto, Cardiff, Londres, São Paulo, Portland e Nova York entre outras.

Shirotama Hitsujiya, é considerada a primeira e uma das mais importantes dramaturgas pós-dramáticas japonesa.

“MASSIVE WATER – ENCHENTE” é um projeto sobre a vida e a morte, tendo personagens zumbis como símbolos maiores. O Zumbi nesta performance é um símbolo que representa a cultura japonesa, onde o cidadão comum está preso a padrões estabelecidos e arcaicos, extremamente limitadores, mas que sobrevivem de uma forma impositiva e viva no cotidiano das cidades japonesas.

No começo do séc 21 uma mulher se mistura a um coelho e se transforma em um zumbi: ser nômade, feminino e alegórico. Um tanto a personagem-ícone de Alice no País das Maravilhas e ao mesmo tempo um sem-teto da cidade de Tóquio. Esta figura mulher-coelho segue empurrando seu carrinho morada – meio de produção, suas inutilidades e sua horta ambulante, lutando pela sobrevivência e fazendo saladas. Ao encontrar outros seres ela interage com eles através do ritual humano do comer juntos. Sua luta diária é pela preservação de seu carrinho-morada- meio de produção, e seu caminho tem como meta reencontrar um lugar ideal para interromper seu nomadismo. No final do séc 21, o momento desta performance, ela chega naquele lugar e encontra ali um homem- gambá que é também um Zumbi. A mulher-coelho e o homem-gambá se identificam imediatamente e percebem que ambos buscam a mesma coisa: escapar de sua meia vida imortal, dividir sua pouca comida e através destas simples ações, encontrar respostas.

Uma fábula de aparência ingênua mas ao mesmo tempo perversa, em um Japão pós/pré apocalipse, que coloca aos espectadores os vazios da cultura japonesa e seus disfarces, seus “avatares”, retomando desta forma questões fundamentais do homem contemporâneo. O excesso e mixagem de referências, orientais e ocidentais mistura Carrol, Kantor, vídeo games, estéticas teatrais barrocas e contemporâneas, filmes B japoneses, figuras míticas japonesas como samurais e personagens de ficção cientifica, fazendo da performance um terreno alagado e movediço sem pontos de apoio, mas deslizante, pleno de derivas e derrilições como é o mundo hoje.

Texto e Direção Shirotama Hitsujiya | Atores Shirotama Hitsujiya, SKANK | Direção de Arte Akiko Sakata, Yuya Ishikawa | Figurinos Ikuko Okazaki (ROCCA WORKS), Mayumi Iijima | Música Nibroll | Maquiagem Daisuke Yamada | Design de Luz Kaoru Ito, Tatsuya Nagai (Stagecrew Network) | Design Sonoro Teppei Maeda (Stagecrew Network) | Multimídia Keisuke Takahashi – Nibroll | Direção de palco Yoshinori Itoyama (Stagecrew Network) | Direção de Produção Yuko Itoyama, Asuka Ohmaru – Art Management Center Fukuoka

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