Curso de especialização em Arte no Campo – UDESC

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para ampliar a inserção da arte na vida dos assentamentos rurais da reforma agrária, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lança o curso de Especialização em Arte no Campo, com previsão de início em junho deste ano e encerramento em dezembro de 2014.

De acordo com o edital, o curso de pós-graduação lato sensu está com inscrições abertas até 14 de maio e será realizado em parte no Centro de Artes (Ceart) e em parte em um assentamento rural no Oeste de Santa Catarina.

Serão oferecidas 50 vagas, sendo 35 para professores e outros candidatos com nível superior completo que vivem e/ou atuam em assentamentos da reforma agrária, e 15 para egressos de cursos de Artes, que tenham tido prática de ensino, pesquisa e/ou extensão em assentamentos.

A proposta de pesquisa e ensino deverá promover espaços de reflexão sobre a realidade vivida pelas pessoas no campo. Serão identificadas alternativas para a superação de problemas e para a ampliação das alternativas culturais, a fim de contribuir para a qualidade de vida no campo.

Outra oportunidade que o curso traz é a integração entre as linguagens artísticas, com professores de quatro departamentos da Udesc Ceart que têm a proposta de trabalhar de forma integrada.

A especialização terá os seguintes eixos norteadores: arte na escola, arte na comunidade, práticas teatrais, práticas musicais e práticas de artes visuais.

Interessados devem inscrever-se até a data final na Secretaria de Pós-Graduação da Udesc Ceart, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, com a servidora Hellen Camassola, ou via correio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8319 ou pelo e-mailespecializacaoemartenocampo@gmail.com.

Curso foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) há duas semanas – Arte: Udesc Ceart

Aulas

O curso está previsto para acontecer em 10 módulos de 45 horas cada, no tempo-escola, e 80 horas previstas para o tempo-comunidade. Cada módulo será realizado entre quarta-feira e sábado, e as aulas serão realizadas em dois locais: na Udesc Ceart, em Florianópolis, e no Assentamento José Maria,em Abelardo Luz, na região Oeste de Santa Catarina.

O projeto foi aprovado no Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) / Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nº 26/2012 e contará com bolsas do CNPq para os acadêmicos do curso que preencherem os requisitos do edital.

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s