24º Seminário Nacional de Arte e Educação

Cartaz Seminário

Arte e Educação: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo

Em 2014 completamos 24 edições ininterruptas deste Seminário, fato que nos alegra muitíssimo, mas redobra nossa responsabilidade frente aos que aqui buscam referências e sentido para suas práticas docentes. Nestes 3 dias abordaremos as linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além de aspectos gerais da Educação, com o olhar direcionado a práticas inovadoras e propostas que reflitam o nosso tempo.

Entre os objetivos do evento, estão:

– Fomentar o diálogo e a inter-relação entre as várias linguagens das áreas;

– Refletir e reavaliar práticas docentes, na perspectiva das propostas de ensino contemporâneo;

– Estabelecer espaços e redes de trocas entre os participantes;

– Ampliar o referencial teórico enriquecido pelos debates e contribuições de todos.

O Seminário se constitui de painéis, palestras, oficinas, comunicações de pesquisas, relatos de experiências docentes, exposições, pôsteres e programações culturais, com número estimado de 360 participantes, oriundos de várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.

OFICINAS E PROFESSORES

1.Linguagens, Arte e Educação: possibilidades de leitura e literatura

Ministrante: Ana Maria Haddad Baptista

A oficina terá a seguinte organização de temas: Conceito de Leitura; Arte e Educação: perspectivas importantes; Literatura e Leitura: aspectos fundamentais; A importância da Literatura para a formação do professor; Literatura e os novos aparatos tecnológicos.

Pré-requisito dos participantes: nenhum

Sala 20: 22 vagas

2.Workshop de dança clássica

Ministrante: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Trata-se de um Workshop de Dança Clássica para bailarinos, a partir de 15 anos de idade, com conhecimento técnico em nível intermediário. A proposta da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é oferecer aos participantes a vivência técnica da dança clássica da única filial do Bolshoi russo.

Recomendações: roupa adequada para dança clássica.

Pré-requisitos dos participantes: ter conhecimento em dança

clássica, nível intermediário.

Sala 07: 25 vagas

3.Os processos de in/exclusão na escola contemporânea

Ministrante: Clarice Salete Traversini

Desencaixes e encaixes entre a sociedade atual e a escola contemporânea. Conceito de  in/exclusão. Inclusão como potência e não como problema na escola atual.

Pré-requisitos dos participantes: nenhum.

Sala 41: 35 vagas

4.O Jogo no corpo e o corpo na cena

Ministrante: Gabriela Greco

A partir do trabalho físico, do jogo e da improvisação, a oficina oportunizará o contato direto com a construção de cenas e imagens que resultem em um fragmento performático a ser apresentado em público.

Recomendações: Participantes com roupas neutras e confortáveis.

Pré-requisitos dos participantes: Estudantes e professoras(es) de artes em geral.

Sala 51: 25 vagas

5.Performance e Educação

Ministrante: Gilberto Icle

A oficina propõe trabalho prático com exercícios performáticos e lança uma reflexão sobre as possibilidades da performance no contexto da sala de aula.

Pré-requisitos dos participantes: alunos de graduação, professores de escola, demais interessados.

Sala 52: 25 vagas

6.O que podemos aprender sobre o lugar da arte na escola ao olharmos para práticas artísticas contemporâneas que criam e/ou atravessam espaços de aprendizagem?

Ministrante: Manoela dos Anjos Afonso

Esta oficina tem como objetivo promover reflexões sobre os (im)possíveis lugares da arte na escola, partindo da análise dos objetivos, formas e contextos de algumas práticas artísticas socialmente engajadas que criam e/ou atravessam espaços formais e informais de aprendizagem. Em seguida, ao olharmos para as nossas próprias vivências como estudantes, professores e/ou pesquisadores, procuraremos identificar as principais características de nossas próprias experiências ligadas à arte no espaço escolar. Este processo culminará na formulação criativa e coletiva de uma carta contendo diretrizes-desejos para a presença da arte na escola numa perspectiva futura. Ao final da oficina, a carta seráperformada em grupo em espaço público a ser definido.

Recomendações: papel sulfite A3; canetas e pincéis atômicos. Solicita-se aos participantes que tragam a proposta curricular da disciplina de artes das escolas onde estudam ou trabalham.

Pré-requisitos dos participantes: nenhum.

Sala 04: 27 vagas

 

7.Arte como mediação entre muros

Ministrante: Nirvana Marinho

Refletir sobre a prática artístico-pedagógica da arte como mediadora do conhecimento e do mundo. Esta oficina pretende proporcionar espaços de reflexão sobre nossa prática de orientadores de processos criativos com nossos aprendizes na medida em que mediamos o conhecimento ali envolto e o mundo contemporâneo. O que surge desses muros?

Pré-requisitos dos participantes: Alguma experiência com ensino-aprendizagem de arte em qualquer ambiente de aprendizado (escola ou outros).

Sala 05: 40 vagas

8.Musicalização na infância: investigando o pensamento do bebê

Ministrante: Paula Cavagni Pecker

A oficina tem como objetivo demonstrar as possibilidades práticas para a musicalização de bebês, a criação de atividades e a abordagem pedagógica para este público, ao mesmo tempo que reflete e problematiza questões teóricas acerca do desenvolvimento infantil. Visa instrumentalizar professores musicalizados e não musicalizados para que possam compreender o pensamento de seus alunos e enriquecer suas salas de aula do ponto de vista sonoro.

Pré-requisitos dos participantes: nenhum.

Sala 03: 22 vagas

9.Publicação de exercícios visuais

Ministrante: Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira

Oficina teórico-prática sobre publicação de livro de imagens com exercícios seqüenciais a partir da realização de projeto editorial em artes visuais, compreendido como empreendimento artístico, com produção de originais para editoração e encaminhamento para publicação.

Pré-requisitos dos participantes:

1) Experiência prática artística em curso de bacharelado ou licenciatura (em andamento ou concluído) em artes visuais, design, comunicação ou áreas afins.

2) Conhecimentos básicos de fotografia digital.

3) Conhecimentos médios de informática (edição de imagens, exportação de arquivos etc.).

4) A partir do segundo encontro: possuir (e trazer consigo) câmera fotográfica digital (ou telefone com câmera fotográfica).

5) Poderá ser necessário, o cabo USB para transferência de dados entre câmera e computador e uma memória USB.

Sala/ laboratório de informática: 15 vagas

Obs: nesta oficina haverá o pagamento de taxa extra de publicação: R$ 40,00 por exemplar.

 

 

10.Os Boomwhackers (tubos percussivos) e a música colaborativa

Ministrante: Uirá Kuhlmann

O Uso dos tubos coloridos denominados de “Boomwhackers” em atividades repletas de brincadeiras, movimento e desafios musicais. Dinâmicas totalmente colaborativas e encenações, histórias e criatividade usando as notas em formas de tubos.

Pré-requisitos dos participantes: nenhum.

Sala 34: 20 vagas

11.Ideias para o trabalho de Artes na Escola partindo do eixo temático Identidade: espaço, tempo e corporeidade

Ministrantes: professores da FUNDARTE – Ana Denise

Ulrich,Sandra Rhoden e Suzana Schoellkopf

A oficina é destinada a professores do ensino fundamental, que procuram alternativas metodológicas para realizar experiências interdisciplinares nas áreas do teatro, dança, música e artes visuais. Com um enfoque teórico, lúdico e criativo, serão realizadas práticas compreendendo as quatro áreas das artes, com o foco para a sala de aula.

Materiais necessários: roupa e calçado confortáveis, apostila (xerox), lenços variados (echarpes), fotografias (família, amigos, objetos, entre outros), instrumentos de percussão.

Pré-requisito: nenhum.

Teatro Therezinha Petry Cardona: 110 vagas

PROGRAMAÇÃO

Dia 06/10 – 2ª feira

8h30min – Credenciamento dos participantes

10h30min – ABERTURA OFICIAL. Local: Teatro Roberto Atayde Cardona. PAINEL: ARTE E EDUCAÇÃO: o papel do professor pesquisador no ensino da Arte – Painelista: Gilberto Icle. Coordenação: Paula Pecker

13h20min – Apresentações artísticas da FUNDARTE. Local: Teatro Therezinha Petry Cardona

14h às 17h – OFICINAS

17h às 17h30min – Sessão de pôster

17h30min às 19h – Mesas Temáticas: Comunicação Oral

19h30min – Abertura de exposição – Galeria de Arte Loide Schwambach (a cargo do SESC)

20h30min – Programação Cultural – Grupo da FUNDARTE. Local: Teatro Roberto Atayde Cardona

 

DIA 07/10 – 3ª feira

9h às 10h – Mesas Temáticas: Comunicação Oral

10h30min – PAINEL: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Painelistas: Clarice Traversini, Manuela Afonso, Ana Maria Haddad Baptista. Coordenação: Nirvana Marinho

13h20min – Apresentações artísticas da FUNDARTE – Teatro Therezinha Petry Cardona

14h às 17h – OFICINAS

17h às 17h30 – Sessão pôster.

17h30min às 19h – Mesas Temáticas: Comunicação Oral.

20h30min – Espetáculo de teatro de rua O Segredo da Arca de Trancoso, do 9º palco giratório SESC – Estação da Cultura

DIA 08/10 – 4ª feira

9h às 12h – OFICINAS

13h20min – Apresentações artísticas da FUNDARTE – Teatro Therezinha Petry Cardona

14h às 16h – OFICINAS – preparação de um trabalho final para apresentar no encerramento.

16h30min às 17h30min – Encerramento e entrega dos certificados – Teatro Roberto Atayde Cardona

CHAMADA DE TRABALHOS

Arte e Educação: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo

A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e a Comissão Organizadora do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação convidam pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Artes para submeterem trabalhos para o seminário conforme as especificações desta chamada. O eixo temático do evento será Arte e Educação: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. O Comitê de seleção dos trabalhos conta com a assessoria de uma equipe de pareceristas das áreas das artes e educação. Serão aceitas inscrições de trabalhos para o seminário nas categorias PÔSTER ou COMUNICAÇÃO ORAL (Pesquisa Concluída, Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento, e, Relato de Experiência). Os trabalhos aprovados para o seminário serão apresentados em Mesas Temáticas, organizadas de modo a contemplar diferentes espaços, contextos e modalidades de ensino e performance, conforme especificações a seguir:

1 – O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento

2 – O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas

3 – O professor pesquisador na educação básica

4 – A formação do professor artista

5 – O papel do ensino da arte nos projetos sociais

6 – Arte, Escola e Sociedade: encontros e desencontros

7 – Tecnologias e novos conhecimentos

8 – O ensino da arte e a inclusão escolar

Os trabalhos deverão ser enviados com título de “Projeto de Pesquisa”, “Pesquisa Concluída”, “Pesquisa em Andamento”, “Relato de Experiência” ou “Pôster”, juntamente com um breve currículo do autor, de uma lauda, em arquivo separado com o título “Currículo”.

Regras gerais para as publicações: tamanho A4; margem nos 4 lados 2,5; fonte: Arial 12; entrelinhas 1.5; espaçamento antes e depois 0; título primeira letra em maiúsculo e as demais em minúsculo; Nome do autor logo após o título em fonte 10 seguido da instituição de vínculo (se tiver); Resumo: no máximo 250 palavras (fonte 10,entrelinhas simples); Palavras – chave: em número de três, separadas entre si por ponto e vírgula; referências conforme normas da NBR 6023 de agosto de 2002; citações conforme normas da NBR 10520 de agosto de 2002; Imagens, desenhos, fluxogramas, gráficos, mapas, entre outros, devem ter identificação na parte inferior com seu número de ordem no texto. O Arquivo deverá ser em formato “.docx’ ou “.doc”.

Os trabalhos deverão observar as seguintes regras:

COMUNICAÇÃO ORAL: Comunicação de Pesquisa (“Projeto de Pesquisa”, “Pesquisa Concluída”, “Pesquisa em Andamento”): texto com no máximo 2000 palavras que será apresentado em 30 minutos, sendo 20 para exposição do autor e 10 para arguição dos ouvintes. Relato de Experiência: texto com no máximo 1000 palavras que será apresentado em 15 minutos sem arguição dos ouvintes. Os trabalhos deverão estar inscritos obrigatoriamente em uma das Mesas Temáticas, selecionada na inscrição.

PÔSTER: texto com no máximo 500 palavras com título, instituição de vínculo e resumo. O Pôster será fixado conforme calendário a ser divulgado no aceite do trabalho. O autor deverá estar ao lado do trabalho para prestar as devidas informações. As medidas do Pôster: 80 cm de largura por 120cm de altura, com alça para fixar.

Observações importantes:

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail 24seminario@fundarte.rs.gov.br no período de 01 de agosto à 17 de setembro de 2014. A inscrição no seminário para apresentadores de trabalhos será do dia 01 de agosto a 23 de setembro. A divulgação dos resultados de aceite será entre os dias 18 e 22 de setembro de 2014. É condição indispensável que o apresentador de trabalho esteja inscrito no seminário para que seu trabalho seja incluído nos anais do evento. Para os trabalhos que tenham mais de um autor, somente receberão atestado de apresentação de trabalho os inscritos no seminário. Para a apresentação dos trabalhos estarão disponíveis: computador e Datashow. Caso necessite de mais algum equipamento este deverá ser solicitado no momento da inscrição.

Valores

– Até 22 de setembro: R$ 150,00

– Após 23 de setembro: R$ 180,00

– Grupos institucionais acima de 10 pessoas: R$ 110,00

– Professores da UERGS: R$ 80,00

– Alunos da UERGS e da FUNDARTE: R$ 60,00

– Participantes do Polo Arte na Escola da FUNDARTE: R$ 80,00

Obs: Na oficina “Publicações de exercícios visuais” haverá uma taxa extra de publicação, sendo R$ 40,00 por exemplar. Mais informações no setor de comunicação da FUNDARTE.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Júlia Maria Hummes – Diretora Executiva

André Luis Wagner – Vice-Diretor Executivo

Priscila Mathias Rosa – Vice-Diretora Executiva

Márcia Dal Bello – Coordenadora de Ensino

Máicon Oliveira de Souza – Coordenador de Eventos

Carine Luisa Klein – Coordenadora do Órgão de Rádio e TV

Assessoria: Patriciane Born (Artes Visuais), Gisele Flach (Música), Ana Denise Ulrich (Teatro), Débora Brandt Alencastro (Dança) e Sandra Rhoden (Arte na Escola)

COMISSÃO CIENTÍFICA:

FUNDARTE: Profª Me. Patriciane Born, Profª Esp. Débora Brandt Alencastro, Profª Me. Gisele Flach, Profª Me. Sandra Rhoden, Profª Me. Marcia Pessoa Dal Bello

UERGS: Profª Dra. Cristina Rolim Wolffenbuttel, Prof. Me. Alexandre Birnfeld, Prof. Me. Carlos Mödinger

UFPel: Profª Dra. Ursula Rosa da Silva, Profª Dra. Mirela Meira, Profª Dra. Eduarda Duda Gonçalves

 

A inscrição será realizada através do site da FUNDARTE onde constam as instruções para o pagamento: http://www.fundarte.rs.gov.br

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